TEMA: Novas Tecnologias da Comunicação: aliadas ou não da Educação?
Apresentação
O concurso de redação Goiás na Ponta do Lápis é um projeto do jornal Tribuna do Planalto, desenvolvido com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, por meio das Subsecretarias Regionais de Educação. O objetivo principal do concurso é a promoção da cidadania, tendo como alvo da proposta os alunos das redes pública (estadual e municipal de Educação) e particular de ensino em todo o Estado.
A promoção da cidadania, proposta principal do concurso, pode ser alcançada por vários caminhos. No campo propriamente pedagógico, o concurso é um agente provocador para que os alunos, professores, pais, dirigentes e trabalhadores escolares, e tantos outros envolvidos com o processo educacional, de alguma maneira participem do trabalho de ler, pesquisar, debater e escrever. Neste campo, o mais importante é gerar uma produção do aluno e, como consequência, o desenvolvimento da criatividade, da reflexão, do espírito crítico e do domínio do idioma.
De outro lado, o sentido de uma formação para a cidadania aparece na escolha dos temas, sempre relativos às questões coletivas e que podem, portanto, gerar novas ideias/debates sobre o contexto em que está inserida cada comunidade escolar. Pensar sobre o universo de cada um é sempre o primeiro passo para que ações para a mudança possam surgir. Os temas também se propõem a explorar assuntos de caráter universal, capazes de colaborar sempre como metáfora para a compreensão da atualidade ou como caminho para apreensão de algum saber.
Além de promover o concurso, o jornal Tribuna do Planalto se compromete a gerar espaço para a circulação das ideias produzidas em sala de aula, publicando as redações premiadas. Assim, nosso jornal cria a possibilidade para que mais e mais pessoas tenham acesso ao debate instalado e às novas ideias a partir dele elaboradas.
É com esses propósitos que este ano, mais uma vez, nos colocamos na estrada para realizar, em nosso Estado a sétima edição do maior concurso de redação da região Centro-Oeste.
A meta do jornal é envolver este ano cerca de 500 mil alunos na rede estadual e outros 200 mil espalhados pelas redes municipal e particular de Goiânia e do interior do Estado.
O Colégio Estadual profª Maria Angélica de Oliveira participou ativamente das oficinas propostas pelo VII Concurso de Redação - Goiás na Ponta do Lápis, trabalhando com os alunos e fomos ricamente agraciados em estar entre os colégios que receberam premiações.
Parabéns a todos os alunos que participaram do evento e em especial àqueles que foram premiados: Mipissa e Raqueline 7º U e Diene do 3º série A do Ensino Médio