II GINCANA DA PRIMAVERA
TEMA: A CULTURA DA PAZ
OBJETIVO GERAL
A Gincana da Primavera em sua segunda edição, tem por finalidade ser auxilio no entendimento, na compreensão e no cultivo da “Cultura da Paz”. Com certeza tudo o que fazemos de inicio, bem feito, tem mais chance de continuar com qualidade, e melhor cada nova atividade. Nesta perspectiva, A gincana que tem como tema em sua primeira edição a Cultura da Paz, vem para fortalecer o espírito de confiança, competitividade, solidariedade e integração entre os membros da comunidade.
Para que ela ocorra com sucesso, é preciso que tenhamos como diretriz ampliar e fortalecer o engajamento entre docentes e discentes, bem como pais e comunidade escolar em geral. A Gincana tem o propósito de promover atividades vinculadas à cultura da paz, sensibilizando todas às novas formas de convivência baseadas na solidariedade e no respeito e deveres e sensíveis para rejeitarem toda forma de opressão e violência.
Todos nós sabemos que as relações sociais se fortalecem a partir da interação entre todos os indivíduos e, junto com essa interação, sejam incentivadas como as trocas de experiência. A partir dessa partilha, acreditamos que valores como respeito, solidariedade, companheirismo, capacidade de criticar e receber criticas, são desenvolvidas na perspectiva de que todos nos estamos em processo de construção de nossa humanidade. Logo, o colégio deixa de ser o local onde meramente se transmite o conhecimento para ser palco de transformações, onde cada individuo tem seu espaço reservado, colaborando na construção deu um colégio mais critico e acolhedor.
JUSTIFICATIVA
Diz Isaias em seu livro bíblico não capitulo 32, versos de 17 a 17: “... então o deserto se tornará um jardim, e o jardim será considerado um bosque. No deserto habitará i direito, e a justiça habitará o jardim. O fruto da justiça será a paz...” Nesta perspectiva, temos a intenção de promover reflexões e atitudes que evidenciem valores humanos vinculados ao direito e à justiça para que a cultura da paz seja cultivada na escola, no colégio, nas comunidades adjacentes e em toda sociedade.
Estamos vivendo um período de exacerbação da violência entre as pessoas, manifestada sob as mais variadas formas tais como a agressividade física, o desrespeito às pessoas mais frágeis da sociedade ( os idosos e as crianças), preconceitos e discriminações sempre recorrentes. Fatores sociais, políticos, culturais, econômicos e religiosos, de ordem localizada ou global, conflitos que não param de explodir, incicam que a violência continua mais incontrolável do que jamais a vimos. Os passos da humanidade rumo a uma realidade de conflitos violentos incontroláveis são indicadores do direcionamento que temos dado ao destino humano.
Em principio, parece não haver o que fazer diante de uma realidade tão ambígua e sem controle diante de praticas de injustiça e violência tanto coletiva quanto individuais, pois as poucas vivencias de paz são abafadas por um complexo mecanismo de violência que proíbe a reação pacifica das pessoas. No entanto, não podemos ficar alheios a nossa responsabilidade enquanto comunidade escolar, docentes, corpo administrativo, discentes e famílias. È preciso assumir nosso papel e nossa responsabilidade de resgatar valores que fortaleçam uma cultura de paz, reconhecendo e respeitando o valor da vida humana. Ora o ser humano é um ser concreto, pois é na vida concreta que ele expressa suas atitudes, dando significado humaniza dor às relações expressando valores afetivos transformadores.
Quanto à formação das equipes.
As equipes serão formadas por meio de um sorteio, que se realizara dia 17/08 na coordenação pedagógica, entre os professores dos turnos matutino, vespertino e noturno. Serão sorteados também os temas e as cores que cada equipe representara. As equipes serão formadas por 3 turmas . Os professores serão distribuídos por meio de sorteio, entre as equipes.
Realizado o sorteio, cada equipe devera apresentar um professor que os representará em eventuais conferências, reclamações ou deliberações que se façam necessária.
Temas a serem desenvolvidos
• Paz na Escola
• Paz no trânsito
• Paz na Família
• A Paz e o meio ambiente
• A Paz entre as Raças
• A Paz no Esporte
Das provas
Etapa I – Da arrecadação
A partir de 19/08, as equipes poderão se organizar para o cumprimento das provas culturais e para a arrecadação de alimentos e produtos para a realização de um bazar e de uma pescaria. A arrecadação dos produtos e alimentos será pontuada seguindo as tabelas a serem distribuídas semanalmente.
Etapa II – Das provas relâmpago
As equipes deverão estar atentas aos cartazes espalhados pela escola, onde serão divulgadas provas a serem realizadas em prazos estipulados e com pontuação extra. As provas poderão ser de caráter cultural e/ou de arrecadação.
Etapa III – Dos murais
Cada equipe devera confeccionar um mural (que deverá ser realizado pelos alunos da equipe) sobre seu tema e expor em local a ser delimitado pelos organizadores na escola, no dia 31/08 até às 20h. Cada equipe que executar a prova receberá 3 000 pontos.
Etapa IV – Recreio legal
A partir do dia 25/08 acontecera o Recreio legal que terá um momento de realização de pequenas provas, onde alunos e professores deverão estar integrados. As provas ocorrerão por turnos e receberá a pontuação a equipe que vencer a competição.
O recreio será de 30 minutos, apenas as sextas-feiras (ver data no cronograma). Neste dia, cada equipe devera apresentar o número de alunos indicados abaixo, caracterizados com a cor de sua respectiva equipe (os alunos participantes podem ser alterados semanalmente, a critério dos professores).
Prova I - Dança da cadeira 25/08
Número de participantes-3 alunos por equipe – caracterizados na cor da equipe.
Tempo da prova – 15 minutos
Pontuação: 2 000 pontos para a equipe vencedora.
Prova II- Qual é a musica 01/09
Número de participantes-3 alunos por equipe – caracterizados na cor da equipe.
Tempo da prova – 20 minutos.
Pontuação: 2 000 pontos para a equipe vencedora.
Um aluno devera dizer o nome da musica ou quem canta.
Prova III – prova surpresa 15/09
Numero de participantes – Todos os professores da equipe
Tempo da prova – 20 minutos
Pontuação: 6 000 pontos para as equipes que executarem a prova.
Regras da prova serão distribuídas no dia 14/09.
Prova IV – Apresentação artística 22/09
Numero de participantes – a critério das equipes.
Tempo da prova – 05 minutos para cada equipe.
Pontuação: 6 000 pontos para as equipes que executarem a prova nos três turnos.
Obs.: A mesma apresentação poderá ser feita nos três turnos.
Prova V – Rinha de galo 29/09
Numero de participantes – 1 aluno de cada equipe.
Tempo da prova – 05 minutos para cada equipe.
Pontuação: 6 000 pontos para as equipes que executarem a prova nos três turnos.
Obs.: A mesma apresentação poderá ser feita nos três turnos.
Prova VI -Marcha dos chapéus
Numero de participantes – 1 aluno de cada equipe.
Tempo da prova – 05 minutos para cada equipe.
Pontuação: 6 000 pontos para as equipes que executarem a prova nos três turnos.
Obs.: A mesma apresentação poderá ser feita nos três turnos.
Das apresentações
Etapa I – Apresentação da Bandeira da Paz06/10
Cada equipe devera apresentar uma bandeira com um símbolo e uma frase que represente a Paz. A bandeira devera obedecer ao seguinte padrão.
1. Cor de fundo: Branco;
2. Metragem: 0,90 x 1,20 m
A prova executada terá a pontuação de 1 000 pontos.
As seis bandeiras ficarão expostas na escola até o dia 06/10, onde ocorrerá votação secreta para eleger a melhor bandeira. Participarão da votação todos os alunos, pais, professores e servidores da escola.
A equipe vencedora receberá 5 000 pontos.
O resultado será divulgado no dia 06/10, encerramento da II gincana da primavera e festa da primavera.
Etapa II – Apresentação do Rei e da Rainha da primavera 2010.
Cada equipe devera apresentar pelo menos um aluno e uma aluna que concorrerão ao posto de Rei e Rainha respectivamente. Vencera os alunos que vender mais votos.
Pontuação: 15 000 para o Rei e 15 000 para a Rainha;
Obs.: os alunos concorrentes terão que entregar os votos até às 17h do dia 08/10.
Do Encerramento
Etapa I – Quanto à ornamentação das barracas.
A ornamentação das barracas será de responsabilidade de cada equipe e devera obedecer aos seguintes critérios:
1. Estar na cor da equipe (podendo utilizar outras cores, mas dar ênfase à cor da equipe);
2. Ornamentar com enfeites relacionados ao que será vendido na barraca, conforme sorteio realizado anteriormente.
3. As equipes deverão apresentar para a coordenação a lista de materiais necessários para ornamentação das barracas ate o dia 04/10 e receber os mesmos no dia 04/10. (Pedimos a colaboração das equipes em solicitar somente o necessário, evitando o desperdício).
4. A prova executada será valorada em 5 000.
Etapa II – Prova de valorização da cultura local
Cada equipe deverá trazer uma atração musical local para se apresentar no encerramento do evento. O gênero musical ficará a critério de cada equipe. A entrega do nome da atração para a coordenação deverá acontecer até o dia 01/10.
A prova executada valerá 10 000 pontos.
Da premiação
A equipe vencedora que terá seu nome divulgado no dia 08/10 às 22h, terá como premiação um jantar no colégio, data a ser definida.
INFORMAÇÕES FINAIS
1. As equipes participantes que não apresentarem problemas disciplinares (advertências e suspensões) durante toda a gincana terão 10 000 pontos de bonificação.
2. Os formandos da escola terão uma barraca própria no dia da festa da primavera, a fim de arrecadar fundos para a formatura.
3. Cada equipe devera apresentar um representante que formara uma comissão.
“A Educação é a arma da Paz.”
Maria Montessori
(em Jares, Educação para Paz: sua teoria e prática 2002).
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