sexta-feira, 25 de março de 2011

Carnaval __ História e origem

Carnaval


                Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou do latim "carne vale" dando origem ao termo "carnaval". Durante o período do carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque, capital da Finlândia





















                 O carnaval do Rio de Janeiro está no Guinness Book como o maior carnaval do mundo. Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo.


História e origem

                   A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" do grego significa carne e "valles" significa prazeres.
                   Em geral, o carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras), último dia antes da Quaresma.Nos Estados Unidos, o termo mardi gras é sinônimo de Carnaval.


 By  Magda Carvalho


























Carnaval CEMA 2011

Evento: Data Comemorativa


Nome: Carnaval

Período: 01, 03 e 04 de Março de 2011

Local: Colégio Mª Angélica de Oliveira

Perfil: Carnaval e suas diversidades de músicas e ritmos.

Objetivo: Alunos do Ensino Médio e Fundamental, despertando interesse pelo diferente e adaptação ao meio.

Participação:

Desenvolvimento do trabalho









O projeto carnaval 2011 teve o propósito de abranger uma linha de culturas, onde cada Estado apresenta um ritmo diferente de música e dança, onde os alunos tomaram conhecimento desta diversidade dos quais os mesmos fizeram trabalhos como cartazes, ornamentação da escola e apresentação de dança do tema trabalhado. Alertando-os assim para um ritmo diferente da sua realidade.

Pós – Evento

• Adaptaram-se ao meio;

• Distinguiram bem a diversidade;

• Brincaram carnaval;

• Interessaram-se pelo diferente;

• Participação ativa dos alunos.


Professor responsável: Wedna Ataídes














quinta-feira, 24 de março de 2011

Disciplina Optativa __ Leitura & Redação __ 1º Período B,C,D e E





A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER


Segundo Paulo Freire a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra. O ato de ler se veio dando na sua experiência existencial. Primeiro, a “leitura” do mundo do pequeno mundo em que se movia; depois, a leitura da palavra que nem sempre, ao longo da sua escolarização, foi a leitura da “palavra mundo”. Na verdade, aquele mundo especial se dava a ele como o mundo de sua atividade perspectiva, por isso, mesmo como o mundo de suas primeiras leituras. Os “textos”, as “palavras”, as “letras” daquele contexto em cuja percepção experimentava e, quando mais o fazia, mais aumentava a capacidade de perceber se encarnavam numa série de coisas, de objetos, de sinais, cuja compreensão ia aprendendo no seu trato com eles, na sua relação com seus irmãos mais velhos e com seus pais.

A leitura do seu mundo foi sempre fundamental para a compreensão da importância do ato de ler, de escrever ou de reescrevê-lo, e transformá-lo através de uma prática consciente.

Esse movimento dinâmico é um dos aspectos centrais do processo de alfabetização que deveriam vir do universo vocabular dos grupos populares, expressando a sua real linguagem, carregadas da significação de sua experiência existencial e não da experiência do educador.

A alfabetização é a criação ou a montagem da expressão escrita da expressão oral. Assim as palavras do povo, vinham através da leitura do mundo. Depois voltavam a eles, inseridas no que se chamou de codificações, que são representações da realidade. No fundo esse conjunto de representações de situações concretas possibilitava aos grupos populares uma “leitura da leitura” anterior do mundo, antes da leitura da palavra. O ato de ler implica na percepção crítica, interpretação e “re-escrita” do lido.


Atividade Proposta
 
1. Leia o texto e observe atentamente cada figura. Agora crie um pequeno comentário à respeito da importância do ato de ler e sua relação com a escrita. O comentário deve ter aproximadamente 10 linhas. Depois poste seu comentário no Blog para que os seus colegas e demais usuários possam repartir com você a sua opinião a esse respeito. Não esqueça de se identificar .
 
Professora: Magda Carvalho

quarta-feira, 23 de março de 2011

Forum do 3º Ano __ Parágrafo Dissertativo



"   Quem não sabe aceitar as pequenas falhas das mulheres não aproveitará suas grandes virtudes."
 
Khalil Gibran
 
 
       TAREFA PROPOSTA  3º ANO    
 Leia os textos postados no Dia Internacional da Mulher (dia 08/03/11), as figuras postadas aqui e o texto de  Luis Fernando Veríssmo e  trace um paralelo entre eles. O seu comentário  deverá ter no mínimo10 (dez) linhas. Procure escrever o seu comentário buscando uma visão imparcial dos fatos. Depois de escrito poste o seu comentário no Blog sem esquecer de se  identificar.

                                           Mulheres
"Certo dia parei para observar as mulheres e só pude concluir uma coisa: elas não são humanas. São espiãs. Espiãs de Deus, disfarçadas entre nó
Pare para refletir sobre o sexto-sentido
Alguém duvida de que ele exista?
E como explicar que ela saiba exatamente qual mulher, entre as presentes, em uma reunião, seja aquela que dá em cima de você?
E quando ela antecipa que alguém tem algo contra você, que alguém está ficando doente ou que você quer terminar o relacionamento
E quando ela diz que vai fazer frio e manda você levar um casaco? Rio de Janeiro, 40 graus, você vai pegar um avião pra São Paulo. Só meia-hora de vôo. Ela fala pra você levar um casaco, porque "vai fazer frio". Você não leva. O que acontece?

O avião fica preso no tráfego, em terra, por quase duas horas, depois que você já entrou, antes de decolar. O ar condicionado chega a pingar gelo de tanto frio que faz lá dentro.
"Leve um sapato extra na mala, querido.
Vai que você pisa numa poça...
Se você não levar o "sapato extra", meu amigo, leve dinheiro extra para comprar outro. Pois o seu estará, sem dúvida, molhado.
O sexto-sentido não faz sentido.
É a comunicação direta com Deus!
Assim é muito fácil...
As mulheres são mães!
E preparam, literalmente, gente dentro de si.
Será que Deus confiaria tamanha responsabilidade a um reles morE não satisfeitas em ensinar a vida elas insistem em ensinar a vivê-la, de forma íntegra, oferecendo amor incondicional e disponibilidade integral.

Fala-se em "praga de mãe", "amor de mãe", "coração de mãe"...
Tudo isso é meio mágico..
Talvez Ele tenha instalado o dispositivo "coração de mãe" nos "anjos da guarda" de Seus filhos (que, aliás, foram criados à Sua imagem e semelhança).
As mulheres choram. Ou vazam? Ou extrav
Homens também choram, mas é um choro diferente. As lágrimas das mulheres têm um não sei quê que não quer chorar, um não sei quê de fragilidade, um não sei quê de amor, um não sei quê de tempero divino, que tem um efeito devastador sobre os homens...
É choro feminino. É choro de mulhe
Já viram como as mulheres conversam com os ol
Elas conseguem pedir uma à outra para mudar de assunto com apenas um olhar.
Elas fazem um comentário sarcástico com outro olhar.
E apontam uma terceira pessoa com outro olhar
Quantos tipos de olhar existem?
Elas conhecem todos...
Parece que freqüentam escolas diferentes das que freqüentam os homens!
E é com um desses milhões de olhares que elas enfeitiçam os homens.
EN-FEI-TI-ÇAM !
E tem mais! No tocante às profissões, por que se concentram nas áreas de Humanas?
Para estudar os homens, é claro!
Embora algumas disfarcem e estudem Exatas...
Nem mesmo Freud se arriscou a adentrar nessa seara. Ele, que estudou, como poucos, o comportamento humano, disse que a mulher era "um continente obscuro".
Quer evidência maior do que essa?
Qualquer um que ama se aproxima de E com as mulheres também é assim. 
O amor as leva para perto dEle, já que Ele é o próprio amor. Por isso dizem "estar nas nuvens", quando apaixonadas.
É sabido que as mulheres confundem sexo e amor.
E isso seria uma falha, se não obrigasse os homens a uma atitude mais sensível e respeitosa com a própria vida.
Pena que eles nunca verão as mulheres-anjos que têm ao lado.
Com todo esse amor de mãe, esposa e amiga, elas ainda são mulheres a maior parte do tempo.
Mas elas são anjos depois do sexo-amor.
É nessa hora que elas se sentem o próprio amor encarnado e voltam a ser anjos.
E levitam.
Algumas até voam.
Mas os homens não sabem disso
E nem poderiam.
Porque são tomados por um encantam que os faz dormir nessa hora."


Luís Fernando Veríssimo

segunda-feira, 21 de março de 2011

A Regreção da Redassão


A regreção da redassão


Semana passada recebi um telefonema de uma senhora que me deixou surpreso.


Pedia encarecidamente que ensinasse seu filho a escrever.

- Mas, minha senhora - desculpei-me -, eu não sou professor.

- Eu sei. Por isso mesmo. Os professores não têm conseguido muito.

- A culpa não é deles. A falha é do ensino.

- Pode ser, mas gostaria que o senhor ensinasse o menino. O senhor escreve muito bem.

- Obrigado - agradeci -, mas não acredite muito nisso. Não coloco vírgulas e nunca sei onde botar os acentos. A senhora

precisa ver o trabalho que dou ao revisor.

- Não faz mal - insistiu -, o senhor vem e traz um revisor.

- Não dá, minha senhora - tornei a me desculpar -, eu não tenho o menor jeito com crianças.

- E quem falou em crianças? Meu filho tem 17 anos.

Comentei o fato com um professor, meu amigo, que me respondeu: "Você não deve se assustar, o estudante

brasileiro não sabe escrever". No dia seguinte, ouvi de outro educador: "O estudante brasileiro não sabe escrever".

Depois li no jornal as declarações de um diretor da faculdade: "O estudante brasileiro escreve muito mal".

Impressionado, saí a procura de outros educadores. Todos me disseram: acredite, o estudante brasileiro não sabe

escrever.

Passei a observar e notei que já não se escreve mais como antigamente. Ninguém mais faz diário, ninguém

escreve em portas de banheiros, em muros, em paredes. Não tenho visto nem aquelas inscrições, geralmente

acompanhadas de um coração, feitas em casca de árvore. Bem, é verdade que não tenho visto nem árvore.

- Quer dizer - disse a um amigo enquanto íamos pela rua - que o estudante brasileiro não sabe escrever? Isto é ótimo para mim. Pelo menos diminui a

concorrência e me garante emprego por mais dez anos.

- Engano seu - disse ele. - A continuar assim, dentro de cinco anos você terá que mudar de profissão.

- Por quê? - espantei-me.

- Quanto menos gente sabendo escrever, mais chance eu tenho de sobreviver.- E você sabe por que essa geração não sabe escrever?

- Sei lá - dei com os ombros -, vai ver que é porque não pega direito no lápis.

- Não senhor. Não sabe escrever porque está perdendo o hábito da leitura. E quando o perder completamente, você vai escrever para quem?

Taí um dado novo que eu não havia considerado. Imediatamente pensei quais as utilidades que teria um jornal no futuro: embrulhar carne?

Então vou trabalhar num açougue. Serviria para fazer barquinhos, para fazer fogueira nas arquibancadas do Maracanã, para forrar sapato furado ou

para quebrar um galho em banheiro de estrada? Imaginei-me com uns textos na mão, correndo pelas ruas para oferecer às pessoas, assim como

quem oferece hoje bilhete de loteria:

- Por favor amigo, leia - disse, puxando um cidadão pelo paletó.

- Não, obrigado. Não estou interessado. Nos últimos cinco anos a única coisa que leio é a bula de remédio.

- E a senhorita não quer ler? - perguntei, acompanhando os passos de uma universitária. – A senhorita vai gostar. É um texto muito curioso.

- O senhor só tem escrito? Então não quero. Por que o senhor não grava o texto? Fica mais fácil ouvi-lo no meu gravador.

- E o senhor, não está interessado nuns textos?

- É sobre o quê? Ensina como ganhar dinheiro?

- E o senhor, vai? Leva três e paga um.

- Deixa eu ver o tamanho - pediu ele.Assustou-se com o tamanho do texto:

- O quê? Tudo isso? O senhor está pensando que sou vagabundo? Que tenho tempo para ler tudo isso? Não dá para resumir tudo em cinco linhas?



(Carlos Eduardo Novaes)


Escreva um comentário de + ou - 10 a respeito do texto

 
 
 

quinta-feira, 17 de março de 2011

Trabalho Coletivo 2011


Trabalho Coletivo na Unidade Escolar



Para que uma escola realize um trabalho em grupo, ultrapassando a interpretação equivocada de que para se formar um grupo basta agregar pessoas ou nomes a uma determinada atividade, é preciso que se construa um projeto político pedagógico consistente e real, as pessoas precisam estar inseridas neste projeto, não basta ser um documento para arquivar na escola, seu texto precisa ser construído coletivamente, ser conhecido, discutido e realimentado por todos os envolvidos no processo pedagógico e escolar, além disso, seu conteúdo compreendido, assimilado e assumido por todos deve estar permeando as atividades, as atitudes e as falas das pessoas.

O Colégio Estadual Profª Maria Angélica realizou no dia 25/02/2011 o primeiro dia de Trabalho Coletivo da U.E., onde foram discutidos assuntos referentes aos problemas enfrentados pela mesma e suas possiveis
soluções.

Pauta:
- Plano de curso e sequência didática;
- Ponto e atestado médico;
- Resultado final de 2010;
- Progressão Parcial;
- Calendário das atividades escolares de 2011;
- Prova Brasil e ENEM.













terça-feira, 8 de março de 2011

E Deus criou a mulher

Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor fez uma mulher. Geneses 2:22
Hoje é um dia comum da semana: terca-feira.  Igualzinho a outro de 24 horas. O que torna este dia diferente é quem e o centro das atenções; é  a importancia da pessoa que todos nós amamos e valorizamos. Avó, mãe, esposa, filha, neta, irmãs, todas elas fazem parte dessa teia de carinho familiar.
Nunca é demais repetir que a mulher foi criada para ter uma parte especial nos planos de Deus, logo no inicio de todas as coisas. O texto biblico diz que Deus criou a mulher, e logo depois disso anunciou que o fizera era "muito bom". A avaliação do sexto dia comecou com um " bom", caiu para um "nao e bom", e logo a seguir Deus declarou que o que havia criado era "muito bom". Se num ambiente que se  achava paraiso, Deus  percebeu que faltava alguma coisa, realmente devia ser muito importante. Esse foi o único dia que Ele mudou sua  avaliação em relação ao trabalho que tinha feito. E a razão  dessa virada fantástica está na criação da mulher. sem Eva o dia teria terminado com nota baixa. no entanto depois de ter criado a mulher,  a satisfação de Deus chegou ao nível mais alto para subir vários pontos num só dia,significa que  Eva foi a criatura que Deus criou, no padrão mais criativo do melhor designer do Universo.
É bom que a mulher continue sendo esse mistério, pois se nós homens, pretendêssemos entendê-las completamente, possivelmente tentaríamos reinventá-las ao nosso gosto.
Será que a mulher precisa de uma data especial, quando seu dia são todos os dias? É verdade! Elas nao tem folga. Todos os dias, todos os feriados, todas as horas, em todos os minutos, lá estão elas. Muitas delas são ao mesmo tempo pais e mães, dona de casa e professoras, profissionais liberais e empresárias, numa demostração de auto confiança e independência.
Já pensaram o que seria deste mundo sem a presença feminina? seria uma base militar pintanda em duas cores. Não existiria arranjos florais, nem pequenos laços no pentiado das meninas, nem vestidos rodados,  nem mesas arrumadas, nem pratos artisticamente preparados e arrumados.

Como expressou um autor desconhecido: " De onde vem essa garra quase felina de lutar pela vida / de defender o que é seu, de respeitar e reagir? /de onde é  que vem esse jeito tão puro que a faz intuir, adivinhar, / abraçar o presente e sonhar com o futuro?"
Seja uma estenção do abraço de Deus para as mulheres neste dia.

By Magda Carvalho

segunda-feira, 7 de março de 2011

Dia da Mulher __ Amelia

 Sampa | 08\03\2011

DESABAFO-MULHER MODERNA OU AMÉLIA?


São 7h...

O despertador canta de galo e eu não tenho forças nem para atirá-lo contra a parede...

Estou tão cansada... não queria ter que trabalhar hoje...

Queria ficar em casa, cozinhando, ouvindo música, cantarolando, até....

se minha filha estivesse aqui, estaríamos discutindo algum assunto muito importante como por exemplo quem engordou mais nos dois últimos dias, se aquele rapaz que ela acha o máximo é realmente o máximo e com certeza eu cortaria pelo menos 80 % das qualidades que ela enxerga nele, sem dizer que as que restaram eu simplesmente encontraria uma maneira de descartar , gastaria a manhã brincando, passeando pelas redondezas com os meus dogs ... Tenho algo em torno de 12 fora os que tive que doar por causa de uma vizinha chata... Ahhhhhhhh eu gostaria também de poder observar o aquário . Aquário? Olhando os peixinhos nadarem... eles parecem tão bonitinhos dentro daquele vidro com água... bahhhh Não fazem mais nada a não ser ficar ali nadando, dormindo, comendo... engordando ( aí tá um probleminha)
Se eu tivesse tempo... gostaria de fazer algo fútil, fazer ... nadaaaaaaaa...
Brigadeiro... brigadeiro é bom; bom mesmo o problema é que alguém disse que brigadeiro engorda. Particularmente não concordo. Nunca vi um brigadeiro ficar maior, ele só diminui quando vamos comendo ... Agora depois de alguns brigadeiros, quem engorda sou eu... Disso eu tenho certeza!!!
Tudo menos sair da cama e ter que engatar uma primeira e colocar o cérebro pra funcionar.
Gostaria de saber quem foi a infeliz matriz das feministas que teve a estúpida idéia de reivindicar direitos de mulher... queria saber PORQUE ela fez isso conosco, que nascemos depois dela...

Estava tudo tão bom no tempo das nossas avós... elas passavam o dia a bordar, trocar receitas com as amigas, ensinando-se mutuamente segredos de molhos e temperos, de remédios caseiros, lendo bons livros das bibliotecas dos maridos, decorando a casa, podando árvores, plantando flores, colhendo legumes das hortas, educando as crianças, freqüentando saraus, ENFIM, a vida era um grande curso de artesanato, medicina alternativa e culinária.

Aí vem uma fulaninha qualquer que não gostava de sutiã nem tão pouco de espartilho, e contamina várias outras rebeldes inconseqüentes com idéias mirabolantes sobre "vamos conquistar o nosso espaço"!!!

Que espaço, minha filha???
Você já tinha a casa inteira, o bairro todo, o mundo aos seus pés.

Detinha o domínio completo sobre os homens, eles dependiam de você para comer, vestir, pra tudo!!! Que raio de direitos requerer?

Agora eles estão aí, são homens todos confusos, que não sabem mais que papéis desempenhar na sociedade, fugindo de nós como o diabo foge da cruz...

Essa brincadeira de vocês acabou nos enchendo de deveres, isso sim. E nos lançando no calabouço da solteirice aguda. Antigamente, os casamentos duravam para sempre, tripla jornada era coisa do Bernard do vôlei - e olhe lá, porque naquela época não existia Bernard do vôlei.

PORQUE???..me digam PORQUE um sexo que tinha tudo do bom e do melhor, que só precisava ser frágil, foi se meter a competir com o sexo oposto? Olha o tamanho do bíceps deles, e olha o tamanho do nosso. Tava na cara que isso não ia dar certo!!!

Não agüento mais ser obrigada ao ritual diário de fazer escova, maquiar, passar hidratantes, escolher que roupa vestir, e que sapatos combinar, que acessórios usar... tão cansada de ter que disfarçar meu humor, que sair sempre correndo, ficar engarrafada, correr risco de ser assaltada, de morrer atropelada, passar o dia ereta na frente do computador, com o telefone no ouvido, resolvendo problemas que nem são meus!!!
E como se não bastasse, ser fiscalizada e cobrada (até por mim mesma) de estar sempre em forma, sem estrias, depilada, sorridente, cheirosa, com as unhas feitas, sem falar no currículo impecável, recheado de mestrados, doutorados, e especializações (ufffffffffffffffffff!!!!!!!).

Viramos super mulheres e continuamos a ganhar menos do que eles...

Não era muito melhor ter ficado fazendo tricô na cadeira de balanço?

CHEGAAAAAAA!!!... eu quero alguém que pague as minhas contas, abra a porta para eu passar, puxe a cadeira para eu sentar, me mande flores com cartões cheios de poesia, faça serenatas na minha janela... ai, meu Deus, já são 7:30,tenho que levantar!..., e tem mais, quero alguém que chegue do trabalho, sente no meu sofá, coloque os pés pra cima e diga "meu bem, me traz um cafezinho, por favor?", descobri que nasci para servir. De vez em quando isso não muito ruim né? concorda??

Vocês pensam que eu tô ironizando? To falando sério! Estou abdicando do meu posto de mulher moderna....

Troco pelo de Amélia. Alguém se habilita?

Acho melhor ficar no meio termo.
Ô vida cruel... Quantas dúvidas ainda tenho. Ser ou não ser: Eis a questão
Até que eu me decida vou ficando por aqui nessa dúvida cruel
Amélia ou feminista?
Posso responder depois???

Mensagem do programa d aAna Maria Braga. Modificada totalmente por mim claro Cada Amélia é cada Amélia
Feliz dia da MULHER  

By  Magda Carvalho
Bj