segunda-feira, 21 de março de 2011

A Regreção da Redassão


A regreção da redassão


Semana passada recebi um telefonema de uma senhora que me deixou surpreso.


Pedia encarecidamente que ensinasse seu filho a escrever.

- Mas, minha senhora - desculpei-me -, eu não sou professor.

- Eu sei. Por isso mesmo. Os professores não têm conseguido muito.

- A culpa não é deles. A falha é do ensino.

- Pode ser, mas gostaria que o senhor ensinasse o menino. O senhor escreve muito bem.

- Obrigado - agradeci -, mas não acredite muito nisso. Não coloco vírgulas e nunca sei onde botar os acentos. A senhora

precisa ver o trabalho que dou ao revisor.

- Não faz mal - insistiu -, o senhor vem e traz um revisor.

- Não dá, minha senhora - tornei a me desculpar -, eu não tenho o menor jeito com crianças.

- E quem falou em crianças? Meu filho tem 17 anos.

Comentei o fato com um professor, meu amigo, que me respondeu: "Você não deve se assustar, o estudante

brasileiro não sabe escrever". No dia seguinte, ouvi de outro educador: "O estudante brasileiro não sabe escrever".

Depois li no jornal as declarações de um diretor da faculdade: "O estudante brasileiro escreve muito mal".

Impressionado, saí a procura de outros educadores. Todos me disseram: acredite, o estudante brasileiro não sabe

escrever.

Passei a observar e notei que já não se escreve mais como antigamente. Ninguém mais faz diário, ninguém

escreve em portas de banheiros, em muros, em paredes. Não tenho visto nem aquelas inscrições, geralmente

acompanhadas de um coração, feitas em casca de árvore. Bem, é verdade que não tenho visto nem árvore.

- Quer dizer - disse a um amigo enquanto íamos pela rua - que o estudante brasileiro não sabe escrever? Isto é ótimo para mim. Pelo menos diminui a

concorrência e me garante emprego por mais dez anos.

- Engano seu - disse ele. - A continuar assim, dentro de cinco anos você terá que mudar de profissão.

- Por quê? - espantei-me.

- Quanto menos gente sabendo escrever, mais chance eu tenho de sobreviver.- E você sabe por que essa geração não sabe escrever?

- Sei lá - dei com os ombros -, vai ver que é porque não pega direito no lápis.

- Não senhor. Não sabe escrever porque está perdendo o hábito da leitura. E quando o perder completamente, você vai escrever para quem?

Taí um dado novo que eu não havia considerado. Imediatamente pensei quais as utilidades que teria um jornal no futuro: embrulhar carne?

Então vou trabalhar num açougue. Serviria para fazer barquinhos, para fazer fogueira nas arquibancadas do Maracanã, para forrar sapato furado ou

para quebrar um galho em banheiro de estrada? Imaginei-me com uns textos na mão, correndo pelas ruas para oferecer às pessoas, assim como

quem oferece hoje bilhete de loteria:

- Por favor amigo, leia - disse, puxando um cidadão pelo paletó.

- Não, obrigado. Não estou interessado. Nos últimos cinco anos a única coisa que leio é a bula de remédio.

- E a senhorita não quer ler? - perguntei, acompanhando os passos de uma universitária. – A senhorita vai gostar. É um texto muito curioso.

- O senhor só tem escrito? Então não quero. Por que o senhor não grava o texto? Fica mais fácil ouvi-lo no meu gravador.

- E o senhor, não está interessado nuns textos?

- É sobre o quê? Ensina como ganhar dinheiro?

- E o senhor, vai? Leva três e paga um.

- Deixa eu ver o tamanho - pediu ele.Assustou-se com o tamanho do texto:

- O quê? Tudo isso? O senhor está pensando que sou vagabundo? Que tenho tempo para ler tudo isso? Não dá para resumir tudo em cinco linhas?



(Carlos Eduardo Novaes)


Escreva um comentário de + ou - 10 a respeito do texto

 
 
 

32 comentários:

  1. Oi esse texto é muito interesante, pois ele retrata a realidade de nossos jovens.
    Podemos perceber o total desinteresse dos nossos educandos quando se trata de leitura e produdução de texto.
    Há uma urgente necessidade em mudar o panorama em nossa sociedade. Vamos despertar nossos jovens para a leitura e posteriormente para a escrita, pois o futuro da nossa nação está diretamente ligado com os nossos futuros cidadãos.

    ResponderExcluir
  2. Como citado no texto hoje tem jovens que não sabem ler e escrever, mas não e só os professores que podem ajudar os adolecentes e também as crianças.Qualquer pessoa querendo ajudar pode fazer esse ato como dizemos "Ato de Caridade" para ajudar as pessos não somente jovens e crianças e também pode ajudar os idosos que não aprenderam a ler e escrever.
    E também a ter uma leitura e não só aprender a ler está bom demais todos nós deviamos ter a consiencia que estudar ensina a ter uma >carreira< na nossa vida...

    ResponderExcluir
  3. Esse texto quiz dizer que os brasileiros nao sabem escrever porque eles estao perdendo o habito de ler, se les perderem o habito de ler , eles na saberam escrever corretamente.
    a leitura e fundamental em nossas vidas, hoje quem nao sabe ler e escrever tem mais dificuldade em empregos.
    hoje em dia ja existe aula para aqueles que nao teve oportunidade de estudadr antes.
    a minha opiniao sobre esse texto e que, o que eles falaram sobre brasileiros nao sabem escrever e que eles estao certos aqui em uns dias todos perderam o habito de escrever corretamente.

    ResponderExcluir
  4. eu entendi que uma senhora
    eatava pedindo um rapaz que naõ era professor para ensinar o filho dela a ler e escrever por que oa professores naõ tinha consequindo ajudalo ele naõ sabia ler e nen escrever e nen colocar pontuaçaõ a onde era presiso depois que esse rapaz ensinou esse menino ele aprendeu a ler e escrever e ele aprendeu colocar pontuaçao a onde e presiso porisso que os professores presisa ajudar os alunos...

    ResponderExcluir
  5. no texto que a gente estudol, havia um estudante brasileiro que não sabia escrever, havia outro que dizia isso é ótimo para me pelo menos diminui a concorrência,o estudante brasileiro sempre falava a culpa não é do professor.
    eu como estudante concordo plenamente com o estudante brasileiro, o enterece tem que vim primeiramente de nós,e depois do professor para vêr a dedicação e o esfoço do aluno,para ser alguem no futuro.

    ResponderExcluir
  6. eu entendi que o texto falou de uma senhora, que estavá procurando um professor para o seu filho mas nenhuma das pessoas queriam ser o professor dele porque o filho dessa senhora não sabia ler,ai ela procurou um homem que não era professor ele disse que não podia ajuda-la mesmo assim ela ensisstio ai ele ajudou ela.

    ResponderExcluir
  7. Joyce Myllena Pereira Moura 8º U23 de março de 2011 às 10:56

    Todos nos temos direito de saber ler e escrever prestar mais atenção nos eçinamentos, por que no dia de amanhã todos nos preçisamos disso.E trabalhamos se saber ler e escrever por que no mundo onde vivemos para tudo preçisamos de um ensinamento correto. Os nossos professores querem enssinar e nois alunos se queremos alguma coisa da vida temos que aprender. Não massacre a leitura e nem a escita.

    ResponderExcluir
  8. Oi esse texto é muito interesante, pois ele retrata a realidade de nossos jovens.
    Podemos perceber o total desinteresse dos nossos educandos quando se trata de leitura e produdução de texto.
    Há uma urgente necessidade em mudar o panorama em nossa sociedade. Vamos despertar nossos jovens para a leitura e posteriormente para a escrita, pois o futuro da nossa nação está diretamente ligado com os nossos futuros cidadãos.

    ResponderExcluir
  9. Lucas Daniel Rocha Vaz 8º U23 de março de 2011 às 10:59

    uma senhora pediu para ensina seu filho a tarefa de escola e ele disse assim eu naõ sabe ler e nam escrever por isso que eu estou pedindo para voçe ensina meu filho que ele seja muiuto educado todos me diseram que e meu filho e muito estudioso e eu quero que ele teja uma profisaõ~que ele seja um homen muito estudioso por favor emsina o meu filho a ser um homen bom.

    ResponderExcluir
  10. o texto que estudei fala que havia um menino estudante brasileiro que nao sabia escrever e nem ler e ele sempre falava que a cupa nao e do professor ai eu comentei o fato com o professor meu amigo que me respondeu voce nao deve se assustar o estudante brasileiro no dia seguinteouvi de outro educador o estudante brasileiro nao sabe escrever o diretor da faculdade o estudante brasileiro escrever muito mal;

    ResponderExcluir
  11. O texto quer dizer que os joves estudante brasileiro nao sabem ler e nem escrever eles estao perdendo o costume de ler,a leitura e fundamental,hoje quem nao sabe ler e escrever nao tem muitas oportunidade de emprego.

    ResponderExcluir
  12. nós podemos peceber que nós não estamos mais prestando atenção na leitura.
    podemos perceber tambem que nós para termos uma leitura precisamos estudar.Se você olhar no texto vai vêr que tinha um estudante que não sabia ler e nem escrever,e se você não saber ler e nem escrever não poderá ter um emprego digno em sua vida.
    parabens para o autor que escrevel esse texto para sabermos como é importante ler e escrever em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  13. Debòrah nunes 8º U23 de março de 2011 às 11:07

    quando menos, sadendo escreve mais chance eu tenho de sodrevive e voce sade por que essa geracao nao sade escreve eu sei por isso mesmo, os professores naum tem conseguido,muito.
    Temos q agradecer os professores porq atè hoje nos ensina, e temos chance de aprender, m mais,e o texto relata q o menino de 17 anos,não sabe ler nem escrever,tem certeza q ele naum teve chances.Aproveite enquanto vc tem, chances,estude q no fututro fazera bem pra vc.

    ResponderExcluir
  14. Eles falaram que brasileiro nao sabem escrever.
    Porque todos estao perdendo a mania de ler, e com isso quando forem escrever uma redaçao ou qualquer outra coisa nao saberam, porque escreveram as palavras erradas.
    no texto eles ofereceram para que as pessoas liam o papel que ele estava entregando, mas eles diziam que: nao tenho tempo, perguntava de estava gravado para poder ouvir em vez de ler, outros de tao preguiçosos olhavam e diziam que era muito grande.
    Nao podemos deixar que os brasileiros deixam de ler e escrever, se nao o mundo perderia a graça.

    ResponderExcluir
  15. eu entendi que a senhora recebeu uma ligaçao e deixou ela supressa. e ela rapidamente quis arumar um professor para seu filho a ler e escrever .por que os professores nao estava consequindo ajudar o menino. e o professor fala que a culpa nao e do professor e do ensino. e hoje o professor ensinou o menino a ler e escrever e porisso os professores deven ensinar os aluno a ler e escrever para ser alguem no futuro e se algum no mundo...

    ResponderExcluir
  16. Algumas pessoas analfabétas não consegue um emprego,porque não estudaram quando elas eram crianças,mas tem algumas pessoas que ajudam essas pessoas hoje, para que elas possa a ler e a escrever o seu nome e várias outras palavras, essas boas pessoas que ajudam elas, também se ajudam, porque essa parte que eles fazem na vida é com muito amor que elas fazem do fundo do seu coração.

    ResponderExcluir
  17. jocilane maria soares23 de março de 2011 às 11:15

    ola,meu nome é jocilane maria soares da 8 serie U.bom gostei muito dessa leitura pois ela me fez refletir bastente sobre a lingua portuguesa.todos nós devemos aprender cada dia mais,pois no futuro poderemos precisar bastante sobre ela.tudo nesse mundo dependemos dos nossos estudos.foi isso que eu entendi.muito obrigada por me dar conselhos pra estudar e ser uma pessoa responsavel no futuro.beijossss

    ResponderExcluir
  18. Esse texto fala que milhares de brasileiros estoa perdendo o abito de ler varias pessoas de idade que nao tiverao a oportunidade de aprender a ler agora estao na escola aprendendo a escrever coretamente para arumar um trabalho melhor ou ajudar pessoas que nao sabe ler nem escrever

    ResponderExcluir
  19. Rakeliny Santos Miranda23 de março de 2011 às 11:53

    Este texto quiz ddizer que, as pessoas não estão dando valor ao estudo,nem prestando atenção no que os professores encinam,principalmente dos brasileiros.
    muita pessoas não sabem ler, nem escrever por que não estudaram.
    Hoje sem o estudo a gente não chega a lugar algum, por que tudo hoje depende do estudo como o emprego que nessecita muito do estudo.
    muitas pessoas não estudam por preguiça, mas eles não sabem que no futuro vai prejudicar muito.

    ResponderExcluir
  20. O texto ,relata que um menino de 17 anos não sabe,ler e em escrever;e sua mãe se preocupa muito com isso.Por que hoje em dia è muito dificil encotrar emprego sem ter formação academica;Podemos perceber o total desinteresse dos nossos educandos quando se trata de leitura e produdução de texto.
    Eu li,o texto e na minha opinião,acho q isso è uma alerta pra quem não estuda e quer ter um bom emprego.Faça sua parte estude q vc vai està fazendo bem a vc mesmo,mais sò no futuro,ira perceber.

    ResponderExcluir
  21. Um menino de 17 anos não sabe ler e nem escrever , o menino não sabe colocar vírgulas,nas palavras.Eles estão falando q o brasileiro não sabe escrever.Depois ele leu no jornal as declarações de um diretor da facultade;O estudante brasileiro escreve muito mal,ainda escreve em portas de banheiros,em muros,em paredes etc.Porisso preste atençao no que vc estuda, para vc ler bem,e isso te fazera cada vez melhor.

    ResponderExcluir
  22. o texto retrata a historia de um menino de 17 anos que não sabia ler e escrever e tinha desinteresse pela leitura sua mãe pediu um senhor para ensinar seu filho a ler e escrever o senhor se recusou a ensinar o menino e disse me desculpe mas não sou professor a mãe do menino disse eu sei disso os professores não conseguiram ensinar o meu filho por isso pedi vc que não é professor mas escreve muito bem conclui que antigamente as pessoas tinham mais interesse pela leitura esabiam escrever ja as pessoas de hoje não tem o menor interesse pela leitura e em escrever...

    ResponderExcluir
  23. Bianca Alves de Oliveira 9º U28 de março de 2011 às 09:49

    O texto retrata o relato de uma mae que tem um filho de 17 anos que nao sabe ler e nem escrever, ela procura um proficional da area para ajudalo mas ele diz que nao pode ensinar-lo a ascrever por que tambem comete muitos erros de artografia. Hoje em dia isso e muito comum pois as pessoas perderam o habito da leitura e por isso nao sabe ler e nem escrever.

    ResponderExcluir
  24. BIANCA BAZELESKI DA SILVA 9º U28 de março de 2011 às 09:54

    O texto mostra a importancia da leitura.
    conta a historia de um jovem de 17 anos que
    nao sabe ler. o texto retrata que os jovens
    de hoje perderam o habito de ler e tambem de escrever, e que a quelas coisas que antes todo mundo fazia, hoje quase ninguem faz.
    como:escrever cartas, ler jornais,ler livros, escrever no diario etc.
    fala tambem que a maioria dos jovens de hoje tem dificuldades para colocar virgula nos lugares certos. isso muitas vezes acontece por causa da falta de leitura.
    Hoje em dia os jovens so querem saber de ficar na frente do computador, na frente da tv ou entao ficar jogando video game. por isso fique
    a tento como vc escreve a onde vc vai colocar a virgula pois isso vai lhe ajudar muito na leitura e tambem na escrita.

    ResponderExcluir
  25. conclui-se que hoje em dia o brasileiro não esta interessado em ler e nem entender o que leu porisso o autor disse a vergonha que esta o brasileiro ele esta desinteressado,em ler aquele garoto de 17 anos não sabe ler porque perdeu totalmente o interesse em ler e esqueceu tudo que aprendeu ,com o passar do tempo nos brasileiros so´queremos ouvir e nao persebemos se nao lemos os livros esqueceremos tudo e vai acontecer isso vamos esquecer tudo que aprendemos até hoje, nota-se que ate´tem alguns estudantes de faculdade que escreve palavras errados,porissoa vontade e o interesse em lermos e entendemos o que leu e´muito importante para nos seres humanos ,entao vamos ler livros e descobrir mais, é muito bom saber.

    ResponderExcluir
  26. Júlio César Lagemann 928 de março de 2011 às 10:02

    Esse texto é muito interesante, pois ele retrata a realidade de nossos jovens. de 17 anos ou mais
    Podemos perceber o total desinteresse dos nossos educandos quando se trata de leitura e produdução de texto.
    Há uma urgente necessidade em mudar o panorama em nossa sociedade. em que vivemoso! texto na minha opinião, eu acho que isso è um alerta pra quem não estuda e quer ter um bom emprego.Faça sua parte e estude que vc vai està fazendo bem a vc mesmo,mais sò no futuro,ira perceber. osjovens de ouje endia so querem saber de farrá" essas coisa sem futuro a melhor coisa que o seus (pais) podem tidar de valor eo estudo... então estude o maximo que puderem por que hoje vc acha a escola chata os professores chatos. mais quem sabe no futuro voçê pense diferente EXEMPLO por que eu não estudei guando os meus pais falaram por que eu achava a escola tão chata e careta. e os professores chatos tanbem.

    PARE PENSE VC ESTUDANDO HOJE, VC CONSERTESA VAI TER UM BOM ENPREGO NO FUTURO...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza pessoas que tem o hábito de ler sabe escrever e não é o seu caso! Por isso que dizem que o estudante brasileiro não sabe escrever, tem exceções e nessa caso não é você!

      Excluir
  27. Alisson Dias De Sá Teles 9º u28 de março de 2011 às 10:03

    O texto quiz dizer que as pessoas brasileira e dificio de entender as coisas, tem menos enteresse de aprender, não que os professores não estão conseguido ensinar os alunos e tão desenteressado que até para fazer uma prova nem ler direito. A leitura e fundamental em nossos dia-a-dia, hoje quem não sabe ler e escrever tem mais dificuldade de emcontrar emprego.

    ResponderExcluir
  28. O texto tratase de um assunto que e comum em nosso pais.tratase de um Menino que não,sabe escrever e que tem 17 anos.Os brasileiros nao sabem escrever porque eles estao perdendo o costume de ler, se eles perderem o costumede de ler , eles não saberãom escrever corretamente.Pois o diretor da faculdade,relata que o estudante brasileiro escreve muito mal.E que Hoje em dia nimguém mas se escreve igual,antigamente. Ninguém mais faz diário, ninguém escreve em portas de banheiros, em muros, em paredes.

    ResponderExcluir
  29. o texto se tratar de uma senhora que pede ajuda para o seu finho;que ensinasse ele a escrever pois os adolecente nao sabe escrever hoje em dia e comum pois eles dizem a mesma coisa;sua mae se preocupa muito com isso porque e muito dificil arruma emprego sem ter informaçoes;podemos perceber que a cada minuto os jovens se preocupa com sua saude se comunica com as pessoas para que possam ajudar no emprego; pois os adolecente estao perdendo o abito de ler e escrever e raro que os brasileiros nao saber escrever mai se a gente ajudar eles poderam ter a oportunidade de ler e escrever um dia; o texto que eu li apresenta um fato que se fala de uma senhora que queria uma ajuda para o seu filho de apenas 17anos que nao saber ler e nem escrever.

    ResponderExcluir
  30. Olivia Sipriano da Silva 9º U28 de março de 2011 às 10:54

    Essa historia relata de um menido de 17 anos que nao sabia nem ler e nem escrever,que ele tinha desinteresse pra ler e escrever,e sua mae proculpada com o desinteresse do seu filho pedi ajuda para um professor e ele responde para a senhora eu nao sou professor. Isso tudo e culpa dos brasileiros que nao tem o interesse de aprender nada e tambem nao querem aprender a ler.

    ResponderExcluir
  31. o texto aregreção da redassão é´muito iteresante por falar da alfabetizasão dos brasileiros.fala das pessoas que não sabem ler e nem escrever ,hoje as pessoas nãõ liga mais para leitura que nem antigamente e por causa disso eles ficam sem pratica e daqui uns dias naõ vai saber de nada.

    ResponderExcluir