quinta-feira, 28 de abril de 2011

Escolha do Livro Didático



Escolha  do Livro Didático
Os professores de Língua Portuguesa do  Colégio Estadual Maria Angélica de Oliveira participaram de um encontro de professores, realizado na "Maison Festas" para juntos com demais professores da área assistissem à uma palestra  ministrada pela profª Paula Marques Cardoso umas das autoras do livro da editora Ática que estava sendo apresentado: Viva Portugês.

No encontro foram discutidos vários assuntos à respeito das dificuldades enfrentadas pelos educandos em assimilar os conteúdos ministrados pelos professores durante o ano letivo.

Teve especial ênfase na parte da leitura, interpretação e produção textual, tendo esta última um espaço especial voltado para sanar algumas dificuldades enfrentadas pelos professores nessa área específica.

 O livro didático tem sido um instrumento valioso e fundamental para o professor. Nele, estão organizados e imediatamente disponíveis, os conteúdos básicos dos programas de ensino; estão, também, as atitudes e os valores que se pretende preservar, procedimentos já testados, orientações para o estudo, aberturas para o mundo. Com sua ajuda, professores e alunos desenvolvem a aprendizagem.













segunda-feira, 25 de abril de 2011

Combate à Dengue __ Trabalho de Campo



             


Nesta ação os alunos participaram da campanha de combate ao mosquito transmissor da dengue, realizando um trabalho de campo; munidos de sacos de lixo, os alunos do Colégio Profª Maria Angélica de Oliveira, do turno matutino, sairam aos arredores do CEMA fazendo uma varredura em busca de tudo que se possa transformar em focos da doença. Foram arrecadados vários sacos de lixo que estavam a céu aberto. Isso tudo chamou a atenção dos alunos para o fato de que mesmo com várias propagandas sobre o combate do mosquito, as pessoas não se preocupam com lixo das suas casas, jogando-os aleatoriamente nas ruas. Outra lição que puderam constatar foi o fato de que nós seres humanos apesar de toda inteligência que nos foi doada por Deus, ainda continuamos a agir como se "os problemas" acontecessem só com outros, e nos esquecemos que para esses "outros" nós é que somos "os outros". Mas o mais intrigante é que continuamos a brincar com as nossas próprias vidas, pois o mosquito não tem preconceito de cor, raça e religião etc., ele costuma picar quem encontrar pela frente. Então lembre-se: Você pode ser a próxima vítima.


 






Entrega da Bandeira da Paz

BANDEIRA DA PAZ

“… E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, PRÍNCIPE DA PAZ” (Isaías 9:6) – NVI

“E morará o lobo com o cordeiro, e o leopardo com o cabrito se deitará, e o bezerro, e o filho de leão e o animal cevado andarão juntos, e um menino pequeno os guiará. A vaca e a ursa pastarão juntas, seus filhos se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi. E brincará a criança de peito sobre a toca da áspide, e a desmamada colocará a sua mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar”. Isaías 11, versículos 6 a 9.


Você consegue imaginar um lugar com corações mais cheios de paz do que este? Onde animais silvestres, transformados pela lei do amor, vivem lado a lado com seres humanos? Um lugar onde não há mais derramamento de sangue, nenhuma espécie de dor, muito menos de morte. Um lugar onde aquele que hoje é conhecido como o “rei da selva”, jamais será novamente carnívoro e muito menos temido entre os outros animais, e toda espécie de inimizade entre as criaturas de Deus serão desconhecidas.






Sem Paz, não pode haver “Cultura” entre os povos . Sem Cultura, a compreensão das pessoas não pode abarcar todas as necessidades da evolução. Portanto, a Paz abrange todos os conceitos sutis que levarão os povos à compreensão da Cultura. A Paz traz a compreensão deste grande significado. A  Paz abre os portões para um futuro melhor, pois , integra todos os povos em um mesmo ideal, o de que todos nós somos iguais perante Deus e devemos respeitar as diversidades ao nosso redor. Não apenas em uma semana, mas por toda nossa vida devemos carregar essa bandeira e lutar pelo seu real significado. PAZ.








                        

I GINCANA CONTRA A DENGUE




I Concurso de Redação sobre a Dengue

No dia 15 /04,  a equipe de trabalhos contra a denque compareceu ao Col. Est. Profª Maria Angélica de Oliveira para promover um Concurso de Redação sobre a Dengue, tendo como tema: Dengue mata; faça a sua parte.

Todas as turmas do CEMA participaram do concurso procurando colocar em prática o conteúdo ministrado pelos mesmos em uma palestra ministrada anteriormente.




Após a correção das redações pela equipe da Funasa houve a entrega de Certificados e Medalhas
para os tres primeiros colocados em cada turno.
No dia 25 de abril, o Colégio Maria Angélica recebeu a secretária municipal de saúde, que veio fazer a entrega da premiação do campeonato de redação  para os três alunos finalistas na Gincana de Combate à Dengue, a qual foi realizada no mês de março.


A gincana teve a seguinte classificação:

Turno Matutino
1º lugar: Jéssica Soares, aluna do 1º Período "A
2º lugar: Raiane Rocha, aluna do 3º Perído "B"
3º lugar: Hérika Fabyula, aluna do 1º Período "A"








Turno Vespertino
Lugar: Luana D. Sismer 1º P. "D"
2º Lugar : Jocilane Maria " 8º U"
3º Lugar : Fabiana Santos " 8º U"





                          
















Turno Noturno
1º Lugar: Vinícius  Dias 3º  "D"
2º Lugar: Gleiciene Rodrigues 3 "C"
3º Lugar: Denize Cabral 3 "C"







Parabéns a todos os participantes e em especial os vencedores do concurso!!!

Equipe Gestora do CEMA





  

sexta-feira, 15 de abril de 2011

15 DE ABRIL - TRABALHO COLETIVO


TRABALHO COLETIVO CEMA


“Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada um.” Platão








  • No dia 15 de abril a unidade escolar realizou o trabalho coletivo, o qual conteve em pauta os seguintes assuntos:
  • 7º Concurso de Redação "Goiás na Ponta do Lápis;
  • Projeto de intervenção;
  • Visita da equipe da dengue;
  • Avaliação diagnóstica;
  • Avaliação dos alunos portadores de necessidades especiais;
  • Recuperação paralela.